domingo, 8 de maio de 2011

Poeira: Você já pensou nisso?

Sabe quando chega aquele domingo e você tem que limpar a casa? Lavar, varrer... Tirar o pó? Não sei você, mas eu sempre me pergunto: "Por que raios a poeira existe? Por que ela não poderia simplesmente não existir? Ah, se eu encontro quem inventou essa porcaria...";
Pois bem, não aguentando mais me questionar tanto sem encontrar respostas, resolvi pesquisar a origem dessa coisa tão inútil. Inútil mesmo, e bota inútil nisso... Mas bota mesmo!
"Moça Com Brinco de Pérola" de Johannes Veerme, versão empoeirada.
Ok, voltando... Tudo bem que é pó e que aparece do nada a ponto de criar vida nele... Mas da onde vem? Do que é feito? Por que existe?
Vasculhando a internet (e usando um pouco de bom senso também), encontrei algumas das fontes de poeira: pólen de plantas, restos de farinha, restos de carvão ou pedras, pó de construção ou demolição e pó do espaço ou estelar. Tudo bem, mas o que eu não tinha pensado era sobre a pele morta, excremento de ácaros e misturas de outras microfibras e pequenas partículas.
Sabendo do fato de perdermos partículas de pele durante todo o dia, passei a entender que eu mesma sou uma das centenas de bilhões de culpados pela existência do pó. Quanto aos ácaros, são da família dos aracnídeos, microscópicos, mas com grande capacidade de destruir minhas mucosas nasais (sim, eu sofro de rinite como muita gente). E pensar nesses bichos infelizes já me dava nojo. Agora... excremento? Poxa...

Tá certo, continuando...
A medida mais comum para uma partícula de pó diz que elas têm um diâmetro menor do que 10 micrômetros ou 0,01 milímetros.
Já se essas partículas são menores do que 5 micrômetros de diâmetro, elas conseguem adentrar a membrana exterior do pulmão, alojando-se onde houver espaço. Chega uma hora em que elas se misturam ao oxigênio e dificultam a respiração da pessoa. Essa doença é muito comum em pedreiros e mineradores (pessoas que têm contato com minerais e rochas) e se chama Pneumoconiose. Há também a tal da Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, também conhecida como Silicose, com o mesmo resultado pela aspiração de pó, mas dessa vez o pó de sílica. Esse pó (dióxido de sílico) é encontrado em pedras, na areia e em quartzos, sendo o mais abundante da Terra (agora quero ver como seremos diagnosticados com isso. O médico que conseguir falar 3 vezes rápido me convence).
Partículas de pó de 20 micrômetros.
É isso, galera. Agora só uma pergunta não pôde ser respondida... Por que o pó existe? Não sou preguiçosa nem nada, mas é realmente algo inútil. Também não entendo como ele se acumula em cantinhos gerando bolas de um monte de coisas e até formas de vida, hm. Se alguém tiver uma resposta ou mesmo uma hipótese, comente e me diga. Enquanto isso, vou dar uma varrida no meu quarto...
Até mais! :)

Fonte: Interior da minha cabeça e sites diversos (ou seja, Google).

2 comentários:

Unknown disse...

Oi mimilla....muito boa sua elocubração....sobre o pó, ele costumas se juntar devido a eletricidade estática que qualquer corpo produz ao realizar um movimento de atrito com alguns tipos de superfície...no caso do pó, devido a sua formação e deslizar pela superfície de pisos e móveis, vai adquirindo estática e assim atraindo-se com outras partículas de poeira, pelos, pó, etc, até formar aqueles "bolinhos" que você encotra toda vez que for limpar seu quarto...ah...nesses dias, costuma chover também...he he...até mais!

Fräulein Mii disse...

Haha, excelente explanação, como sempre. Agora estou entendendo... Mas repare: ontem não choveu. xD