quinta-feira, 12 de maio de 2011

Você é supersticioso(a)?

Olá! Como vai? =)
Qual pé você colocou no chão primeiro quando se levantou hoje? O direito? Seu espelho está quebrado? Possui uma ferradura ou algum raro trevo-de-quatro-folhas por perto? Talvez essas sejam algumas das bobagens mais antigas da cultura popular ocidental. Que me diz então de adorar uma imagem santa ou ter um pingente/amuleto da "sorte"? Agora sim... Muita gente acha que esses objetos são importantes por várias razões. Podem pertencer a religiões, a heranças culturais ou a crenças individuais. Tudo isso é muito respeitável, uma vez que o ser humano possui a liberdade de pensamento. Mas, inegavelmente, todos os tipos de superstições não têm qualquer fundamento científico.
Quando eu era jovem(?), bem pequenina, ficava pulando as divisões e rachaduras das calçadas temendo que se pisasse nelas a minha mãe tivesse a coluna partida ao meio. Também não passava debaixo das escadas, mas... Nunca pude evitar de adorar gatos pretos. Tão bonitinhos!
Imagine que enfim chegaria aquele dia da semana em que você deveria estar feliz e pronto para sair com o pessoal ou simplesmente descansar em casa. Porém, na manhã dessa sexta-feira você descobriria que é dia 13. E é aí que a tradição popular entraria em cena. Você começaria a evitar todo tipo de "ação azarenta" e reunir todo tipo de "amuletos da sorte" para afastar o azar. Bom, muita gente só acreditava nisso quando era criança. Ainda bem. Como sempre disse a minha mãe: "Bobagem. Sexta 13 é um dia lindo, apenas de sorte!"
Tudo começou em épocas que se perdem nas numerações de anos... Alguns acreditam que o fato de Judas ter sido o 13º a chegar na Santa Ceia e ainda ser o traidor desencadeou o medo milenar do número 13, ou a Triscaidecafobia. Outros preferem voltar ainda mais, no banquete dos deuses nórdicos, onde Loki, o deus maligno, não foi um dos 12 convidados, sendo também o 13º a chegar e a bagunçar tudo. Junto a isso, há o medo da sexta-feira 13, a Parascavedecatriafobia. Muitos, sobretudo brasileiros e americanos em geral, temem o dia devido aos registros dos piores incêndios, catástrofes e acidentes. Curiosamente, o decreto do AI-5, que deu origem à Ditadura Militar no Brasil, ocorreu numa sexta-feira 13.
Um trevo para dar sorte a mim e a você
Mas nem tudo é ruim. Em Portugal, por exemplo, o dia é comemorado ao mesmo estilo do Halloween, com festas a fantasia, doces, música e muita diversão.
Mas e você, vai ter medo dessa sexta-feira, 13 de Maio de 2011? Vai passar longe do seu gatinho preto? Vai bater 3 vezes na madeira? Ou acha que tudo não passa de lenda? Eu não acredito, mas para todo caso, já tenho aqui um vasinho com trevos-de-quatro-folhas, hm.
Até mais, pessoal. E boa sorte! :D

Fontes: Vários sites, vários mesmo e, claro, minhas memórias de infância, incluindo situações reais e desenhos animados. Mas se quiser saber detalhes sobre superstições, sexta-feira 13, dia das bruxas, tradições culturais ou religiosas, amuletos da sorte, estigmas, por que o gatinho preto é azarento e o que realmente aconteceu no banquete que Loki invadiu, acesse o Google.

Nenhum comentário: